Egresso


EGRESSOS


PERFIL DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO DE TURISMO

     Os egressos do Curso de Turismo da UERN serão profissionais capazes e aptos a ter uma compreensão das questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais que se configuram na atividade turística, bem como egressos habilitados para o planejamento e gestão dos vários segmentos de atuação do mercado turístico, tanto do setor público como privado, estando assim preparados para o desenvolvimento do turismo com ênfase no local, além de poder atuar também na área da docência e pesquisa.

     Assim, o bacharel em turismo deverá apresentar habilidade de trabalhar de forma interdisciplinar e utilizar metodologias adequadas na elaboração de programas, projetos e planos de desenvolvimento do turismo em municípios e outros espaços, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, valorização e preservação dos recursos naturais, culturais e humanos.

    Sendo assim, a formação proposta é generalista, tendo em vista que a matriz curricular abrange disciplinas das ciências humanas, sociais e econômicas, interagindo com a geografia, história, sociologia, antropologia, filosofia, bem como, é também especializada, no que diz respeito às disciplinas de formação específica como administração, economia, direito, língua estrangeira, eventos, agenciamento, transportes, planejamento e organização. Objetiva, ainda, contribuir para que o profissional atue, com competência, nas discrepâncias existentes entre conhecimentos teóricos e práticos pertinentes à profissão com as disciplinas dos conteúdos teórico-práticos, por meio de treinamento em empresas juniores, visitas técnicas, congressos, seminários, projetos de extensão e dos estágios curriculares supervisionados, sendo os egressos do curso capazes de agir com eficácia diante do manejo de técnicas e instrumentos em condições novas e desafiadoras.

     Diante disto, pretende-se que o egresso reúna em suas atitudes, quando este estiver atuando no mercado, consciência da cidadania e princípios éticos no relacionamento com os agentes envolvidos com a atividade turística nos diversos aspectos. Deve apresentar ainda, capacidade de comunicação, senso de observação e liderança, além de iniciativa empreendedora; capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa para o turismo, aliada ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade permanente de atualização, não deixando de contemplar o compromisso com a responsabilidade social e ambiental que envolvem o desenvolvimento do turismo.

ÁREAS DE ATUAÇÃO 

  • Hotéis, flats, campings, resorts, albergues, pousadas;

  • Empresas e espaços de lazer e turismo, centros culturais;

  • Parques temáticos;

  • Agências de viagens e turismo;

  • Transportadoras turísticas;

  • Centros de convenções e empresas organizadoras de feiras e congressos;

  • Casas de espetáculos, bares, danceterias;

  • Estabelecimentos de alimentos e bebidas;

  • Empresas de informação, divulgação e documentação turística;

  • Empresas e órgãos públicos que desenvolvem atividades de planejamento e organização para o turismo;

  • Empresas / Entidades de formação e treinamento de recursos humanos para o mercado.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Os egressos do Curso de Turismo estarão aptos a apresentar as seguintes competências e habilidades:

  1. Compreender as políticas nacionais e regionais sobre turismo;

  2. Aplicar a metodologia do planejamento em projetos, planos e programas;

  3. Planejar e operacionalizar de forma responsável o inventário turístico para detectar áreas novas e emergentes de negócios;

  4. Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;

  5. Interpretar a legislação pertinente;

  6. Planejar, executar e gerir projetos e programas estratégicos em empreendimentos turísticos;

  7. Empreender e analisar criticamente as organizações turísticas, antecipando e promovendo suas transformações necessárias para a sua melhoria continuada;

  8. Interpretar, avaliar e selecionar informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento, entre outras;

  9. Identificar, analisar e avaliar os possíveis efeitos positivos e negativos provocados pelas atividades em determinados espaços e comunidades;

  10. Pesquisar para a formatação do produto turístico com relação ao dimensionamento da oferta e criação de banco de dados;

  11. Selecionar os locais do mercado emissor onde deverá centralizar as promoções dos pacotes e serviços;

  12. Analisar os mercados receptivos e definir a imagem turística que se projetará em cada um deles;

  13. Aplicar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas;

  14. Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos do mercado;

  15. Integrar-se e contribuir para a ação de equipes interdisciplinares e multidisciplinares e interagir criativamente face aos diferentes contextos sociais, bem como resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas organizacionais;

  16. Habilidade no manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos;

  17. Comunicação interpessoal, intelectual e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações;

  18. Cultivar uma personalidade íntegra, dignificante à profissão através de uma postura de um equilíbrio moral e ético;

  19. Ser um profissional atuante, responsável e plenamente qualificado para o exercício do turismo, utilizando-se dos recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e administrar a satisfação das necessidades dos turistas, das empresas e instituições públicas e privadas e da população residente;

  20. Perceber a necessidade constante de aperfeiçoamento profissional acompanhando a evolução científica e tecnológica;

  21. Entender a complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde os setores de turismo e entretenimento na atualidade encontram ambientes propícios para se desenvolver.

ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS

     O Curso de Turismo do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está completando, efetivamente, 10 anos de existência.  Criado em 08 de agosto de 2008, em 2018 contabiliza, portanto, um total de 10 entradas. No ano de 2017 formou a sua sétima turma, totalizando um número de 86 diplomados.

     Para acompanhar os egressos do a UERN, a universidade disponibilizou um formulário que consta no link abaixo:

FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

     Tal instrumento foi pensado para fazer o acompanhamento contínuo e ininterrupto de como está o egresso de turismo da UERN/Mossoró.


Atualizado por: Rafael Ítalo Gomes Liberato em 06/12/2018 (Setor para Contato: FACEM - Departamento de Turismo )

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