Estrutura Curricular do Curso


ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO


     O Curso de Bacharelado em Turismo possui uma estrutura sólida, porém, permitindo a flexibilidade do profissional e o desenvolvimento da capacidade de rápida absorção dos dinâmicos avanços do segmento turístico. O curso também possui uma clara conexão entre as disciplinas de forma a contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências. Dentro da concepção de formação integral, poderá o aluno também escolher outras disciplinas para aprofundamento em qualquer área de seu interesse.

     Nesta perspectiva, a estrutura curricular do Curso de Turismo indica a possibilidade de um desenho metodológico interdisciplinar. Atrelada a estes aspectos, a concepção dos períodos se deu de forma a que cada um destes possa contemplar os conteúdos científicos, filosóficos e artísticos; específicos e teórico-práticos; além de disciplinas optativas e das atividades complementares.

     As disciplinas teóricas obrigatórias são complementares entre si, onde algumas são pré-requisitos de outras e a mesma deve, obrigatoriamente, ser cursada antes daquelas que lhe são subsequentes e todas contribuem para a formação desejada, a cada uma corresponde um determinado número de horas/aula semanais que, contabilizadas como créditos, deverão integralizar a carga horária exigida para a conclusão do curso.

     As disciplinas optativas são aquelas que entre as de inclusão facultativa pelo estabelecimento de ensino em seu currículo pleno, é de livre escolha para o aluno.

     O Curso de Turismo oferece experiências de visitas técnicas a cada semestre, objetivando aproximar os alunos dos objetos de estudos, em caráter interdisciplinar, constando de instrumentos de avaliação e ferramentas de observação construídos pelos docentes das disciplinas envolvidas, contemplados nos planos de ensino.

     As disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II do Curso de Turismo oportunizam a prática no mercado de trabalho através de parcerias com organizações da esfera pública e privada, aproximando, assim, o aluno do seu campo de atuação profissional, estabelecendo relações efetivas entre a academia e o mercado.

     Outro ponto relevante é o fato de que nas disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo e Monografia, serão desenvolvidos respectivamente o projeto de pesquisa e a monografia como critério obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso, no qual o aluno realiza a produção individual de um trabalho científico, avaliado por defesa oral em banca, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Turismo.

     As atividades complementares que são componentes do projeto pedagógico do Curso de Turismo cumprem como principais objetivos: estimular a prática de estudos independentes, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno, bem como, possibilitar o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive a que se refira a experiência profissional julgada para a sua área de formação.


Atualizado por: Rafael Ítalo Gomes Liberato em 10/07/2019 (Setor para Contato: FACEM - Departamento de Turismo )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | detur@uern.br | (84)3315-2093
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^