Estágio Curricular


ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM TURISMO


Capítulo I

Da Conceituação e dos Objetivos

Art. 14. Os estudantes do curso de Graduação em Turismo serão submetidos, em caráter obrigatório, a dois estágios, sendo os Estágios Curriculares Supervisionados I e II, respectivamente. O Estágio Curricular Supervisionado I iniciará a partir do quinto período do curso, com estrita observância da legislação pertinente, do Regimento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e das disposições contidas neste Regulamento.

Parágrafo único. Entende-se por Estágio Curricular Supervisionado o período destinado a complementar a formação do estudante abrangendo aprendizado prático, em campos que possam contribuir para o desenvolvimento de sua qualificação profissional.

Art. 15. São objetivos do Estágio Curricular Supervisionado:

I – Desenvolver os conhecimentos acadêmicos do estudante, criando oportunidades para que o mesmo possa refletir e estabelecer as relações entre a teoria e a prática profissional;

II – Integrar o estudante com a realidade social e profissional, visando a identificação de futuras áreas de atuação no mercado de trabalho;

III – Aperfeiçoar as habilidades requeridas para o exercício profissional do estudante;

IV – Promover a interação do estudante com o campo de estágio, contribuindo para as mudanças ambientais e organizacionais;

V – Possibilitar a reflexão do estudante sobre os aspectos éticos e legais inerentes ao exercício profissional;

VI – Elaborar relatório ao final dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II, que será entregue ao docente orientador de estágio.

Capítulo II

Da Duração e Matrícula

Art. 16. Os Estágios Curriculares Supervisionados I e II possuem carga horária mínima de 180 horas cada, sendo 30 horas-aulas em sala de aula e 150 horas práticas nas organizações empresariais, conforme estrutura curricular em que o estudante estiver matriculado.

Art. 17. Somente poderá matricular-se no Estágio Curricular Supervisionado I o estudante que tenha cursado as disciplinas planejamento e organização do turismo II e hotelaria II.

Art. 18. Somente poderá matricular-se no Estágio Curricular Supervisionado II o estudante que tenha realizado o Estágio Curricular Supervisionado I.

Capítulo III

Do Campo de Estágio

Art. 19. Os Estágios Curriculares Supervisionados I e II serão realizados junto a entidades voltadas para a área de turismo e afins, de direito público e privado, exigindo-se a celebração de convênio com a Universidade.

Art. 20. Os Estágios Curriculares Supervisionados I e II serão realizados respeitando a estrutura curricular do curso e os campos de atuação.

Art. 21. O aluno estagiário poderá realizar seu Estágio Curricular Supervisionado I e II nas seguintes macro áreas:

a) Agências de Viagens;

b) Hospedagem;

c) Transportes;

d) Alimentação;

e) Eventos;

f) Lazer;

g) Planejamento;

h) Consultoria;

i) Marketing;

j) Patrimônio Histórico;

l) Educação.

Capítulo IV

Da Coordenação, Orientação e Supervisão de Estágio

Art. 22. Entende-se por Coordenação de Estágio Curricular Supervisionado, a atividade destinada a planejar, acompanhar e orientar o estudante, de forma a garantir a consecução dos objetivos estabelecidos neste regulamento.

Parágrafo Único. A Coordenação será exercida por docente do Curso de Turismo, eleito pelo Colegiado do Curso de Turismo.

Art. 23. É competência do Coordenador de Estágio Curricular Supervisionado:

I – Coordenar as atividades dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II;

II – Indicar para o setor competente da Universidade as entidades da área de turismo, visando à obtenção de oferta de estágios;

III – Divulgar as ofertas de estágios aos estudantes do curso;

IV – Enviar, ao setor competente da Universidade, a relação das instituições para efeito de celebração de instrumentos de convênios e termos de compromisso de estágio;

V – Elaborar e entregar ao estudante estagiário, no início do semestre letivo, as instruções gerais de realização dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II, orientando-os quanto ao preenchimento e aos prazos de entrega do relatório;

VI – Acompanhar e orientar as atividades desenvolvidas nos campos de estágio, ao longo de todo o processo, em paralelo ao supervisor de campo da empresa estagiada e ao orientador;

VII – Acompanhar e orientar, por meio de visitas aos campos de estágio, em casos excepcionais;

VIII – Identificar e solucionar problemas existentes nos Estágios Curriculares Supervisionados I e II;

IX – Analisar os formulários preenchidos pelo estudante estagiário e pelo supervisor de campo da empresa estagiada;

X - Propor medidas com a finalidade de aperfeiçoar o processo dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II.

Art. 24. É de competência do supervisor acadêmico de estágio I e II:

I – Orientar o estudante estagiário na elaboração do Plano de Estágio e do Relatório Final de estágio;

II – Acompanhar e orientar por meio de visitas os alunos que estiverem sob sua orientação;

III - Orientar o estudante estagiário na elaboração do Relatório Final de Estágio;

IV – Orientar e acompanhar o estudante estagiário na elaboração do material a ser apresentado no Seminário de Estágio.

Art. 25. É de competência do Supervisor de Campo dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II:

I – Disponibilizar vaga para a realização do estágio curricular;

II – Fornecer dados da empresa para elaboração do Instrumento de Convênio e do Termo de Compromisso de Estágio;

III – Acompanhar e orientar o estudante estagiário em campo;

IV – Fornecer informações ao docente orientador de estágio quanto à atuação e aproveitamento do estudante estagiário em campo, no decorrer da realização do estágio;

V – Preencher e encaminhar os formulários solicitados pelo docente Coordenador de Estágio.

Capítulo V

Dos Planos, dos Relatórios de Coletivos de Estágio

Art. 26 a avaliação do estágio curricular obrigatório (planos e relatórios) é de responsabilidade do supervisor acadêmico de estágio, sendo solicitada a colaboração do supervisor de campo de estágio, e devendo ser elaborada de acordo com o modelo proposto pela coordenação de estágio.

Capítulo VI

Do Processo de Avaliação de Aprendizagem

Art. 27. A avaliação é parte integrante do processo pedagógico, devendo prover o curso de graduação em Turismo de informações fundamentais, visando subsidiá-lo nos processos de aprimoramento curricular e de melhoria da qualidade do ensino.

Art. 28. A avaliação dos estudantes estagiários incidirá sobre a frequência na empresa, na orientação e no aproveitamento das atividades desenvolvidas durante a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II.

Parágrafo primeiro. É obrigatória a frequência integral em todas as atividades programadas para os Estágios Curriculares Supervisionados I e II, não sendo permitido sob hipótese nenhuma, o abono de faltas.

Parágrafo segundo. A avaliação do aproveitamento será fundamentada nos seguintes critérios:

I – Domínio de conhecimento;

II – Habilidades e competências;

III – Postura profissional e ética.

Art. 29. A avaliação do Plano de Estágio será de responsabilidade do docente Coordenador dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II, numa escala de 0 a 10 pontos.

Art. 30. A avaliação do item contemplado no capítulo V será definida no Programa de Estágio, atendendo:

I – Acompanhamento periódico do docente orientador dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II;

II – Ficha de Avaliação do Estudante Estagiário devidamente preenchida e assinada pelo Supervisor de Campo;

III – Elaboração do Relatório Final de Estágio, que contempla as seguintes etapas:

a) Formatação do Trabalho Final – 2,0 (dois) pontos;

b) Conteúdo – 8,0 (oito) pontos.

Art. 31. A estrutura do relatório final deve conter a caracterização da empresa, as atividades desenvolvidas no campo de estágio e as sugestões e conclusão, apresentado pelo estudante estagiário ao término do estágio.

Art. 32. O prazo para a entrega dos relatórios de estágio ao docente Coordenador dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II encerra-se no dia estipulado por calendário divulgado no início do semestre letivo.

I – Não haverá prorrogação dos prazos estabelecidos no calendário divulgado pelo docente Coordenador de Estágio, exceto em casos relevantes, que serão analisados pelo Colegiado do Curso de Turismo.

II – A entrega dos resultados deverá observar os prazos finais estipulados no calendário da Universidade.

III – O aluno que não entregar o Relatório Final de Estágio no prazo estipulado pelo Coordenador de Estágio terá sua nota reduzida em 1 (hum) ponto por cada dia de atraso.

Art. 33. Os estudantes matriculados nos Estágios Curriculares Supervisionados I e II somente serão considerados aprovados aqueles que cumprirem com os critérios estabelecidos nos capítulos V e VI e obtiverem média final mínima de 6,0 (seis).

Capítulo VII

Dos Direitos e Deveres dos Estagiários

Art. 34. São direitos do Estagiário:

I – Sugerir área e local de estágio de interesse;

II – Solicitar a orientação de docente orientador, respeitadas as áreas de domínio dos campos de estágio e de acordo com a disponibilidade de tempo do docente orientador.

Art. 35. São deveres do Estagiário:

I - Dedicar-se, integralmente, às atividades estabelecidas no Estágio Curricular;

II – Cumprir os horários do estágio e as atribuições estabelecidas no Plano de Estágio;

III – Frequentar, obrigatoriamente, reuniões, quando for convocado;

IV – Cumprir as disposições deste Regulamento, bem como os demais procedimentos contidos na Legislação Educacional e no Regimento da Universidade;

V – Atender ao Roteiro para Elaboração de: Plano de Estágio e Relatório Final;

VI – Preencher os formulários referentes ao campo de estágio e entregar ao docente orientador de estágio após o cumprimento da carga horária mínima exigida.

Capítulo VIII

Das Penalidades

Art. 36. A não observância às cláusulas e condições estabelecidas importará em:

a) Recebimento de advertência, por escrito, emitida pela Coordenação de Estágio;

b) Em caso de má conduta, abandono e/ou expulsão do campo de estágio, o estudante ficará impossibilitado de terminar os Estágios Curriculares Supervisionados I e II.

Capítulo IX

Das Disposições Finais

Art. 37. O estagiário deverá comunicar oficialmente ao docente orientador de estágio qualquer acontecimento não previsto nas atividades desenvolvidas durante o mesmo. Caso haja alguma situação de constrangimento para o estagiário, deverá ser solicitada a intermediação do professor orientador de estágio, cabendo ao Colegiado do Curso a decisão final.

Art. 38. O diploma de Bacharel em Turismo somente será conferido ao estudante que realizar os Estágios Curriculares Supervisionados I e II, atividades que fazem parte da estrutura curricular do curso, com aproveitamento e em conformidade com este Regulamento.

Art. 39. Observadas às diretrizes e as disposições normativas estabelecidas pelo presente Regulamento, bem como as demais pertinentes contidas na Legislação educacional, no Regimento Geral da Universidade, competem à Coordenação de Estágio Curricular e ao Colegiado do Curso de Turismo baixar instruções complementares de caráter normativo e procedimental visando à plena e efetiva consecução dos objetivos dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II do Curso de Turismo.

Art. 40. Os casos omissos serão avaliados e resolvidos pelo Colegiado do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

(FONTE: PPC DETUR/2018)


DOCUMENTOS DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO ALUNO

1) RESOLUÇÃO Nº 15/2017 - CONSEPE (BAIXE AQUI)

2) LEI FEDERAL Nº 11778/2008 (BAIXE AQUI)

3) RECOMENDAÇÕES ACERCA DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (BAIXE AQUI)

4) FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA CONCEDENTE DE ESTÁGIO (BAIXE AQUI)

5) RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO (BAIXE AQUI)


DOCUMENTOS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO ALUNO

1) ESTÁGIO I

     a) Projeto de estágio I (BAIXE AQUI)

     b) Relatório de Avaliação do estágio (BAIXE AQUI)

     c) Avaliação do estágio pelo supervisor da empresa (BAIXE AQUI)

     d) Frequência das orientações de estágio (BAIXE AQUI)

     e) Diário de campo (BAIXE AQUI)

     f) Folha de ponto (BAIXE AQUI)

2) ESTÁGIO II

     a) Relatório de estágio II (BAIXE AQUI)

     b) Relatório de Avaliação do estágio (BAIXE AQUI)

     c) Avaliação do estágio pelo supervisor da empresa (BAIXE AQUI)

     d) Frequência das orientações de estágio (BAIXE AQUI)

     e) Diário de campo (BAIXE AQUI)

     f) Folha de ponto (BAIXE AQUI)


Atualizado por: Rafael Ítalo Gomes Liberato em 13/08/2018 (Setor para Contato: FACEM - Departamento de Turismo )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | detur@uern.br | (84)3315-2093
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^