Pesquisa


Projetos de Pesquisa

 

1 - Coordenador: Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes

Período de execução: 2012 - 2014

Título: Gestão Social e Economia Solidária: Um Estudo dos Empreendimentos Econômicos Solidários do Rio Grande do Norte.

 

Descrição: A questão central desta proposta de pesquisa é busca por dados que ratifiquem a teoria e o discurso dos ditos praticantes da economia solidária, quando defendem que a racionalidade substantiva deve nortear os princípios da economia solidária, concebendo a economia espaço incidental e não a primazia na determinação das relações sociais, assim, refletindo na predominância de dimensões da gestão social nas práticas administrativas dos EES?s. Para tanto analisarei as dimensões teóricas da gestão social manifestas em práticas organizacionais de empreendimentos econômicos solidários do Rio Grande do Norte. Para o desenvolvimento da pesquisa realizarei uma triangulação envolvendo a combinação de abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas. Num primeiro momento da pesquisa será utilizada uma abordagem quantitativa, a partir das informações presentes no banco de dados governamental denominado Sistema de Informações da Economia Solidária (SIES), com o objetivo de explorar o comportamento das variáveis para possibilitar a seleção da amostra social para maior compreensão. Assim, a segunda etapa da pesquisa terá caráter qualitativo a partir da realização de entrevistas afim  de aprofundar a análise das dimensões da gestão social nas práticas organizacionais de empreendimentos econômicos solidários, relacionadas aos princípios da Economia Solidária, constatadas na abordagem quantitativa. Esta pesquisa tem caráter diferencial, em evitar superestimar indicadores da dimensão econômica (de foco mercantil) enquanto relega as dimensões sociopolítica, organizacional e ambiental. Pondero que deva ocorrer um equilíbrio das dimensões, sem também negligenciar a importância da dimensão econômica de caráter mercantil. Por fim, contribuirá para aprimoramento das ações organizações públicas e não-governamentais n sua atuação junto aos empreendimentos econômicos solidários.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria de Fátima Rocha Gondim; Márcia Regina Farias da Silva; Fátima de Lima Tôrres; Antonio Caubi Marcolino Tôrres e Thiago Ferreira Dias.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

 

 

2 - Coordenador: Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes

Período de Execução: 2011 - 2013

 

Título: Dinamização Econômica e Estruturas de Governança: Iinovação e Gestão para o Desenvolvimento dos Territórios Rurais Açu-Mossoró e Sertão do Apodi (RN)

 

Descrição: A pesquisa consiste um esforço de cooperação entre a Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Banco do Nordeste, Cooperativas Agropecuárias e outras entidades dos territórios Assu-Mossoró e Sertão do Apodi (RN). Esse esforço objetiva entender a estrutura de governança que aciona a dinamização econômica territorial e estimula o desenvolvimento regional. O objetivo aqui é complementar as ações necessárias do Projeto em andamento financiado pelo Edital MDA/SDT/CNPq 05/2009 - Gestão de Territórios. Pretende-se, portanto, analisar as estruturas de governança no processo de dinamização econômica e intensificar discussões via estudos sobre infraestrutura de produção, logística, nível tecnológico e potencial de inovação (tecnológica, de processos, legal, etc.) de cadeias produtivas dos territórios. Buscar-se-á para, além disso, investigar formas de gestão e de organização (grupos, associações e cooperativas), os acessos a recursos e os tipos de inserção nos mercados (privado e governamental). Serão investigadas unidades de agregação de valor, cooperativas, feiras locais e outros que constituem as 10 (dez) principais cadeias produtivas dos territórios do Açu-Mossoró e Sertão do Apodi (RN): hortifrutigranjeiros, polpa de frutas, apicultura, cajucultura, psicultura/aquicultura, leite, rizicultura, artesanato, ovinocaprinocultura e cerâmica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Kalianne Freire Godeiro ; João Matos; Fábio Lúcio Rodrigues; Maria de Fátima Rocha Gondim;  Andreya Raquel Medeiros de França; Márcia Regina Farias da Silva; Fátima de Lima Tôrres; Francisco Barbosa Sobrinho; Antonio Caubi Marcolino Tôrres; Thiago Ferreira Dias; Isabelle Almeida de Oliveira; Joacir Rufino de Aquino.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 2

 

 

 

3 - Coordenador: Dr. Emanoel Márcio Nunes

Período de execução: 2010 - 2013

 

Título: Inovação, Diversidade e Sustentabilidade na Gestrão de Territórios Rurais: Monitoramento e Avaliação do Desenvolvimento do Assu-Mossoró e do Sertão do Apodi (RN)

 

Descrição: Informações sobre práticas e processos que surgem de organizações locais ou regionais de agricultores que adotam formas de autonomia sustentadas em instituições, além da combinação compartilhada dos recursos e mercados são fundamentais para a gestão do desenvolvimento territorial. Porém, sua sistematização sempre se apresentou deficiente contribuindo para que o acesso, a gestão e a eficiência das políticas públicas se tornassem obstáculos para a agricultura familiar. Isso é característico de ambientes dinâmicos e desiguais, como é o caso dos territórios rurais Assu-Mossoró e Sertão do Apodi no Rio Grande do Norte. Nestes dois territórios encontra-se, de um lado, a maior concentração de assentamentos de reforma agrária do estado e uma agricultura familiar diversificada (mas ainda deficiente) voltada para mercados locais e regionais. E de outro lado encontra-se presente e ainda persistente a crença em modelos de modernização que desprezam a cultura, a identidade e a capacidade coletiva dos atores locais, e são voltados para o mercado externo, herança da intervenção do Estado Desenvolvimentista que predominou nos anos 1970. Diante dessas duas forças (ou visões) distintas de desenvolvimento nos territórios rurais, a presente proposta objetiva o monitoramento e avaliação dos resultados do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais PDSTR, visando fortalecer experiências diversificadas de produção, de organização e de acesso a mercados, especialmente as empreendidas pelos agricultores familiares. Nesta proposta, as ações da pesquisa e da extensão tecnológica obedecerão aos princípios da agricultura de base familiar, da lógica endógena quanto à inovação, da capacidade coletiva dos atores locais e da diversidade regional. Com isso buscar-se-á promover o conhecimento e a orientação técnico-científica para o desenvolvimento de práticas e processos de experiências baseadas em sistemas produtivos sustentáveis...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5).

Integrantes: Kalianne Freire Godeiro; João Matos; Maria de Fátima Rocha Gondim; Andreya Raquel Medeiros de França; Márcia Regina Farias da Silva; Fátima de Lima Tôrres; Antonio Caubi Marcolino Tôrres; Thiago Ferreira Dias; Isabelle Almeida de Oliveira eJoacir Rufino de Aquino.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 4

 

4 - Coordenador: Dr. Emanoel Márcio Nunes

Período de execução: 2009 - 2012

 

Título: A Construção de Mercados para a Agricultura Familiar: Processos e Práticas da Produção Agroecológica e de Comercialização Solidária da Rede Xique-Xique

 

Descrição: O acesso a políticas, o reconhecimento da capacidade de organização coletiva e a inserção em mercados com o domínio de habilidades de comercialização sempre representaram grandes obstáculos para o segmento da agricultura familiar. Desafiando estas dificuldades, um grupo de mulheres de um assentamento de reforma agrária de Mossoró (RN) iniciou em 1999 um processo de produção de base agroecológica e comercialização solidária. Essa iniciativa, a qual recebeu apoio técnico e orientação de ONG´s, se expandiu e hoje se encontra em dez municípios do Rio Grande do Norte através da Rede Xique-Xique de produção agroecológica e comercialização solidária. Entretanto, os processos desenvolvidos pela Rede Xique-Xique ainda encontram dificuldades a serem superadas. Com base nisso, este projeto de pesquisa tem como objetivo o de ajudar a consolidar e fortalecer processos de produção, organização e de comercialização, possibilitando a busca por respostas que resultem no avanço das ações que baseiam e guiam a Rede Xique-Xique. Neste projeto as ações da pesquisa obedecem aos valores e princípios da agricultura de base ecológica e da valorização do feminismo, promovendo o conhecimento e a orientação técnico-científica voltada ao desenvolvimento de práticas em sistemas produtivos sustentáveis.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5).

Integrantes: Kalianne Freire Godeiro; Genivalda Cordeiro da Costa; Angélica Silva de Queiroz; Isolda Dantas de Moura; Andreya Raquel Medeiros de França; Jéssica Samara Soares de Lima; Gerlânia Maria Rocha Sousa; Débora dos Santos Lima e Thalita

Carvalho de Almeida.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dec@uern.br | (84)3315-2200
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^